Páginas

Livros para ler durante a semana.


É horrível quando a gente fica em um tremendo tédio e não consegue encontrar nada pra fazer, né!? Quando acontece isso comigo, eu costumo pegar algum livro e ler; eu me divirto e o tédio passa rapidinho. Por isso resolvi dar umas dicas de livros para vocês. Vamos lá?


  • Daemon - Daniel Suárez: "Daemon é um programa que roda em segundo plano e executa certos comandos em momentos pré-determinados ou em resposta a outros eventos. A morte de Matthew Sobol, um desenvolvedor de jogos virtuais, ativa um Daemon programado pelo próprio com o objetivo de construir uma nova ordem mundial. Com personagens que não são nem um pouco perfeitos, o leitor consegue gostar dos 'heróis' da história e se sentir mal pelo o que acontece com eles: Suarez não perdoa ninguém. O livro é dividido em capítulos e a forma de escrever de Suarez pode ser estranha no início, uma vez que cada capítulo fala sobre pessoas e coisas diferentes, mas assim que as histórias começam a se conectarem, o livro flui de maneira espetacular que te faz querer ler o livro inteiro de uma só vez. O final é totalmente surpreendente e a sequência num mundo onde não só há uma batalha entre a tecnologia e a sociedade como em Daemon, mas há um 'guerrilheiro' que na prática não existe mais no mundo real, em prol da sociedade, é muito esperada." (Resenha retirada do site skoob.com)



  • Palavra por palavra - Anne Lamott: "Se o seu sonho é tornar-se escritor, preste atenção ao que Anne Lamott tem a lhe ensinar. Ela pode ajudá-lo a despertar a paixão pela escrita, dar vazão à sua criatividade e encontrar a sua voz. Neste livro, que se tornou um clássico sobre o assunto, Anne dá dicas preciosas que incentivam qualquer pessoa que queira percorrer esse caminho a seguir em frente e não desistir. Escrever é, por natureza, uma atividade pessoal e solitária. O que Anne faz neste livro é compartilhar exemplos e casos que explicam como ela lida com as tribulações do dia a dia – como a falta de confiança em si mesma, o bloqueio criativo e a inveja profissional –, ao mesmo tempo que discute os elementos básicos da escrita. Ela nos orienta a começar com pequenas tarefas, garante que até mesmo os autores consagrados partem de primeiros esboços ruins e nos ensina que o perfeccionismo é o maior inimigo de qualquer escritor.  Palavra por palavra acaba com a fantasia de que a publicação irá solucionar todos os problemas de sua vida e defende que a escrita em si será sua maior recompensa. Com gentileza e bom humor, Anne seduz o leitor e lembra aos iniciantes por que eles estão escrevendo – para dizer a verdade, viver de acordo com seu coração e compartilhar seu dom com os demais." (Resenha retirada do site skoob.com)


  • Apaixonada por palavras - Paula Pimenta:  “Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras. No caminho de casa, passo por uma pista de cooper onde têm barras e aparelhos de ginástica. Em qualquer hora do dia ou da noite, rapazes de se fazer inveja aos galãs globais puxam ferros, correm mais do que para tirar a mãe da forca, levantam pesos, malham até o dedão do pé. Ao lado deles, garotas soltam suspiros para cada flexão de braço, lançam exclamações para cada bíceps trabalhado, fazem votação para definir qual peitoral é o mais sarado. Deixo tudo para elas. Tais rapazes não merecem um segundo olhar meu. Para mim, músculo em excesso é inversamente proporcional à inteligência.
    Fim de semana. Depois de muita insistência, aceito o convite das minhas amigas para ir dançar, mesmo sabendo que me arrependerei. Lugar dos infernos. Quente, barulhento, enfumaçado. E ainda por cima tenho que escutar aquela mesma frase: “E aí, gata, vem sempre por aqui?”. Fico na dúvida entre vomitar, sair correndo ou fingir que sou surda. Outra situação: O moço é lindo. Toca violão. Minha família gosta dele. Já estou quase convencida de que é minha alma-gêmea. E então ele me manda um cartão: “Não me canço de te olhar”. É, querido, vai ter que olhar para o outro lado. Cansada estou eu de quem não sabe escrever nem em português.
    Mas por que eu sou tão viciada em palavras? Por ter crescido lendo enquanto minhas amigas brincavam de pique-esconde? Por minha primeira paixão ter sido o Cebolinha, nos gibis da Turma da Mônica? Por amar poesia desde que nasci? Não sei. O fato é que me desperta curiosidade quem sabe escrever o que pensa. Garotos que escrevem bem têm um charme diferente. Suas palavras me acariciam de tal forma, que se tornam vitais para minha sobrevivência. Se eles têm tanto cuidado com a escrita, imagine o carinho que teriam comigo… Ah, os homens que sabem escrever! Alguns conseguem ser tão sinestésicos, que chego a perceber a voz deles por entre as linhas.
    Os que mais me impressionam são os que adivinham meu pensamento, mesmo sem me conhecer. É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido, mas que já existia em mim. Emocionante perceber, na medida em que meus olhos vão descendo por sobre o texto, que existe alguém que pensa exatamente como eu. Infelizmente, a recíproca não é verdadeira. O sexo masculino, no geral, ainda se sensibiliza mais com um corpo esculpido do que com a forma que as escritoras dão às suas frases.
    No dia em que eu encontrar um que se importe mais com o que eu escrevo do que com a minha embalagem, eu me caso. Desde que a proposta seja feita por escrito. E que por trás daquelas palavras, existam óculos em vez de músculos.” (Trecho do livro Apaixonada por palavras)

    Olha, eu já ouvi muitos comentários dos meus amigos sobre esses livros e eles dizem que são bons. Eu ainda não li, mas os 3 estão na minha lista de livros para comprar e "comer". E vocês, que tipo de livos curtem? Gostaram das indicações de livros? Deixem sugestões nos comentários. Até a próxima!

    0 comentários:

    Postar um comentário

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
     
    Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos