Páginas

O Holocausto Brasileiro


Por volta de 60 mil pessoas perderam suas vidas de forma insignificante em um manicômio na cidade de Barbacena, Minas Gerais. Dentre elas, mais de 1.800 cadáveres foram vendidos para 17 faculdades de medicina. Tem mais: 70% dos pacientes que ali viviam -se é que pode-se chamar de viver- não sofriam de distúrbios mentais. Homossexuais, prostitutas e mãe solteiras faziam parte dos indigentes que ali sofriam.

Passavam dias e mais dias com fome, sede, frio e sofrendo maus tratos. Comiam ratos, bebiam água de esgoto e viam corpos sendo banhados em ácido no pátio onde ficavam com outros pacientes. Sofriam de pneumonia, diarreia e inúmeras doenças contagiosas.

"Muitas das doenças eram causadas por vermes das fezes que eles comiam. A coisa era muito pior do que parece. Cheguei a ver alimentos sendo jogados em cochos, e os doidos avançando para comer, como animais. Visitei o campo de Auschwitz e não vi diferença. O que acontece lá é a desumanidade, a crueldade planejada. No hospício, tira-se o caráter humano de uma pessoa, e ela deixa de ser gente. Havia um total desinteresse pela sorte. Basta dizer que os eletrochoques eram dados indiscriminadamente. Às vezes, a energia elétrica da cidade não era suficiente para aguentar a carga. Muitos morriam, outros sofriam fraturas graves", revela o psiquiatra e escritor Ronaldo Simões Coelho, 80 anos, que trabalhou no hospital Colônia.

Muitas pessoas que ali estavam nem sequer mereciam viver naquele inferno. Morreram com marcas física e mental horríveis, nunca puderam nem sequer desejar ser livres ou realizar seus sonhos. Foram jogadas lá como animais. É revoltante saber que isto aconteceu. Mais revoltante que isso é admitir que hoje ainda deve acontecer.

Você pode saber mais sobre essa história no livro Holocausto Brasileiro (Vida, Genocídio e 60 Mil Mortes no Maior Hospício do Brasil).

Update: Fui 'obrigada' pelo google a retirar as imagens que continham aqui no post, se você quiser vê-las, pode acessar este link

Com amor,
Letícia. ♥

11 comentários:

  1. Oi amei o post realmente temos muito o que refletir pensar e agir para mudar .... estou seguindo o blog e curti a page retribui?
    http://bybrunalima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que post barbaro, pela historia, pois não tinha conhecimento, uma coisa muito triste de se ler claro,mas não podemos deixar passar me branco coisas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom estar atento ao que acontece e aconteceu no nosso país. Conhecimento é poder.

      Excluir
  3. Nossa, mto triste!
    Vc disse td, mais revoltante é saber q isso ainda deve acontecer. Ainda existe muita gente que sofre e ninguém nem fica sabendo.
    Lamentável realidade. :(

    http://hippiedeblush.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é quem sofre e todos veem, mas não ajudam. É complicado. :/

      Excluir
  4. É sempre bom saber mais sobre parte negras da história do nosso país, que infelizmente é ignorada nas escolas por falta de tempo de ministrar o conteúdo todo. Adorei saber mais, parabéns pelo post!
    http://canecaquente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É triste saber que pessoas morreram por nada naquele lugar. Obrigada!

      Excluir
  5. Adorei a matéria. Temos que refletir e estudar muito o que aconteceu. Infelizmente essa realidade.
    http://mycaelacastro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. adorei o post O Holocausto Brasileiro ,muito interessante!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos