Páginas

Cutting ou Automutilação.


Você sabe o que é cutting ou automutilação? Pois então, hoje vamos tratar sobre este assunto.

Para quem não sabe, cutting ou automutilação é quando uma pessoa agride o próprio corpo, sem a intenção de cometer suicídio. Geralmente, pessoas que se auto flagelam, tendem a ser sós, caladas e são emocionalmente estáveis. Difícilmente falam em público, não possuem amor próprio e, geralmente, se definem como um "lixo".
Mas o fato é: O que leva uma pessoa a se mutilar? O que realmente leva uma pessoa a se machucar para aliviar uma dor interna? Posso deixar já bem claro a minha opinião a respeito de tal coisa: Não aprovo, não aceito e rejeito alguns casos específicos. Alguns casos específicos? Que casos? Casos em que os jovens anunciam para todos o que faz, como se fosse um orgulho ser assim, como se fosse divertido e muito comum se mutilar. Rejeito pessoas que agem com a maior naturalidade do mundo quando contam que se cortam. Pessoas assim, querem atenção, o que é um caso totalmente diferente de quem tem depressão e até mesmo Transtorno de Personalidade Bordeline (TPB).
Automutilação é uma coisa séria e procurar uma ajuda médica é o melhor a se fazer. "Ah, mas ninguém me entende" é o que as pessoas que se agridem dizem. Não, você está errado. Sempre tem alguém que te entenda e que pode lhe ajudar, nem que seja uma ajuda mínima. Geralmente, psicólogos são ótimos amigos e ótimos ouvidos -até porque eles são treinados pra isso- então quem tem esse problema, deveria procurá-los.
Guardar a culpa, raiva, tristeza e todos outros sentimentos para si, não o ajuda em nada. Procure colocar pra fora o que você está sentindo, mesmo que tudo esteja confuso, ou mesmo que você não saiba o que está sentindo. Se você não consegue dizer o que sente ou como se sente à alguém, então escreva, isso vai aliviar muito, acredite. Com o tempo, sua percepção do mundo e das coisas que acontece a sua volta e com você irá mudar, e você vai saber lidar melhor com os problemas que lhe atormenta.
Ter um animal de estimação pra você cuidar ajuda muito, pode parecer bobo ou que não irá resolver nada, mas imagine como seria gratificante quando você chegar em casa e ver o seu cachorrinho abanando o rabo de alegria ao te ver. Você iria se sentir melhor, querido e eu tenho certeza que iria aparecer um sorriso no seu rosto. Encontre um hobbie para ocupar seu tempo, ou até mesmo algo para se fazer quando sentir vontade de se agredir. Ouça músicas quando vier pensamentos ruins. Dance quando sentir vontade de chorar. Vá para um lugar onde não tenha ninguém para incomodá-lo e comece a escrever, coloque no papel tudo o que vier na sua mente, isso o aliviará. Afaste-se de pessoas que só te dê palavras negativas ou se for impossível se afastar de pessoas assim, corte radicalmente o relacionamento com tais pessoas, gente assim só torna a sua situação pior. Se aproxime de quem te faz se sentir bem. Isso tudo conta muito.
Com o passar do tempo tudo isso vai se tornar insignificante e quando você olhar pra trás vai ver que foi mais uma fase ruim que se passou na sua vida. E vai até agradecer porque se você não tivesse passado por isso, como iria aprender a ser forte? O arco-íris só vem depois da chuva.

2 comentários:

  1. Eu me corto. Comecei com isso há mais ou menos um ano atrás, foi em um momento de muita raiva e hoje em dia eu sei que não é certo mais infelizmente eu não consigo parar, eu nunca contei e nem mostrei para ninguém faço isso em um particular mais uma vez um amigo meu viu as marcas no meu braço e eu fiquei com muita vontade de desabafar mais não tive coragem devido o medo de julgamentos, não sei mais o que faço e sinto muita vergonha por isso.

    ResponderExcluir
  2. Você prejudicar a si mesma com esses cortes não irá facilitar nada e nem irá fazer com que a raiva ou algum outro sentimento vá embora. Se você não consegue parar é porque já se tornou um vício, dependência, e todo vício é uma doença. Então procura um médico psicólogo. Eu tenho certeza que se você pelo menos tentar desabafar com alguém, vai se sentir melhor e esse vício pode se tornar menos frequente até chegar um momento em que você consiga parar. Tudo depende da sua vontade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos